quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

NA VIDA TUDO PASSA (CRÔNICA)

 

Como a vida é transitória nos perdemos no brilho efêmero das suas luzes, no avesso dos seus caminhos sem sabermos que estamos dando os últimos passos em busca do nada. Que talvez dentro de alguns instantes seremos apenas uma lembrança que vagueará pelo espaço sem destino por entre as gélidas nuvens de um precoce adeus.

       E, tudo de repente se transforma no mais absoluto silêncio, já não mais escutaremos as vozes etílicas soando na madrugada, os sons estridentes dos bares e botequins nos convidando para as aventuras noturnas. Nada mais importa, as roupas de grifes que alimentavam a nossa vaidade, ficaram enxovalhadas penduradas no varal de uma época que já passou e não volta mais, os bens adquiridos, perderam o seu valor, hoje estão emaranhados num canto qualquer, cobertos pela poeira do esquecimento. E o nosso olhar busca num ponto perdido do horizonte as recordações de tudo que vivemos, momentos lindos que marcaram nossas vidas.

       O passado sempre será o berço das nossas recordações, sonhos e realidades estarão gravados no videoteipe de um tempo que já não mais nos pertence. Pouco importa se os refletores da passarela das nossas vidas já não têm o cintilar de antigamente, o mesmo fulgor que incendiou os nossos corações com o fogo das ardentes paixões; dos fortuitos amores que alimentaram os nossos desejos e que deixaram marcas, que nos acompanharão para sempre. Abraços que se perderam no vazio da distância de tantas idas e voltas ao longo das nossas caminhadas, das fantasias das noites encantadas que foram nossos refúgios.

  O viver é um eterno desafio, que sempre exigirá de nós constantes reflexões sobre a nossa conduta dentro da sociedade em que vivemos, pois, os conceitos e valores de antes aos poucos vão sendo desvirtuados pelas novas gerações e inevitavelmente vamos sendo esquecidos.

     O tempo sempre será o nosso eterno companheiro de todas às horas desde o princípio até os nossos últimos passos, há de chegar um dia em que não dominaremos mais as nossas mentes e tudo voltará a ser como antes, nossos encontros já não serão tão prazerosos, nossos sorrisos emudecerão nos lábios caricaturados de uma moldura elaborada pelas mãos do artesão do destino. Imagens destorcidas de um rosto que outrora foi lindo como os raios mágicos do luar refletidos nos campos floridos da juventude.

     Mas, tudo passou, nada mais importa, tudo foi apenas uma passagem, retratos que foram tirados e não foram reveladas ficaram registrados nas sombras dos negativos fotográficos; na pureza de uma flor desabrochando ao amanhecer; no enigmático balé das ondas que se quebram mar a fora, deixando nas suas espumas brancas a beleza do bordado da vida. Há momentos que só queremos ficar sozinhos com os nossos pensamentos.