domingo, 25 de dezembro de 2022

MILAGRE DO NATAL (CONTOS)

 

             Nova York está situada no encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico, Manhattan, é o seu principal distrito com alta densidade demográfica que está entre os principais centros comerciais, financeiro e culturais do mundo. É conhecida como a cidade que nunca dorme, é a mais populosa dos Estados Unidos. Seu solo é um berço coletivo de todas as etnias do cenário mundial, que se misturam e originam incríveis histórias que às vezes se contrapõem aos fatos lógicos da nossa existência.

           A feira hisper Brooklyn Flea é repleta de atrações; é um recanto onde pode se encontrar de tudo dentro do seguimento turístico. É um conjunto de várias barraquinhas: bijuterias, camisetas, artesanatos, souvenires especiais e exóticos, que encantam os visitantes.  

           Aproximava-se o Natal, o casal Anthony e Hilary Davis, magnatas dos shows de eventos com atuação no Warner Bros. Studio Tour Hollywood, visitavam a feira hisper, casualmente pararam diante de uma banca matizada, onde um rapaz fazia apresentações de mágicas, era fascinante a habilidade e desenvoltura com que ele executava os seus números. Aparentava ter uns 35 anos, cabelos e olhos negros, aproximadamente 1,90 de altura. Logo que viu o casal se aproximou sorrindo, e os cumprimentou – boa noite, estão apreciando o meu trabalho? Eu me chamo Lewis, gostaram de algum número? Hilary, então falou – sim, achamos muito interessante as previsões que você faz com o feixe de luz para o futuro – gostaríamos de experimentá-lo respondeu. Anthony.

        O processo consistia num tipo feixe de luz cônico convergentes, que é quando os raios paralelos atravessam uma lente e se aproximam entre si e o feixe luminoso vai para um único foco. Era constituído de um tubo de alumínio que possuía em seu interior várias esferas luminosas, que focavam em uma superfície plana com várias mensagens, entre elas, uma que dizia, “ainda antes do Natal você receberá a notícia que tanto espera”, para isso bastava que o raio fosse verde e focasse na opção escolhida. Internamente, Lewis, já identificava a cor do botão que havia sido apertado e então selecionava na placa de fibra de vidro e a respectiva previsão aparecia automaticamente. E assim foi feito e quando Anthony e Hilary Davis, acionaram o dispositivo verde logo surgiu na tela “ainda antes do Natal você receberá a notícia que tanto espera.” Eles vibraram com o resultado. No entanto, tudo era apenas um jogo lúdico de luzes, apenas uma ilusão, que breve se dissiparia da mente daqueles que haviam participado da brincadeira, todavia a mente humana é muito suscetível e acredita nos acontecimentos surreais que podem acontecer ao longo da nossa caminhada.

       Los Angeles, estado da Califórnia, foi quando tudo começou para o casal, Anthony e Hilary Davis, na Universidade da Califórnia, Los Angeles, UCLA, uma das grandes instituições de ensino superior dos Estados Unidos, ocupando o 40º entre as melhores universidades do mundo. Onde cursaram, Ciência da Comunicação, foram graduados, pós-graduados, mestres, Doutores e Pós-doutores. Precisavam mudar para um centro maior, todavia, tinham um filho e quem iria cuidar dele, pois para enfrentar os desafios que se apresentavam diante deles era impossível levar o pequeno Don, na época, com 8 (oito) anos, não tiveram alternativa a não ser deixá-lo num colégio interno. Para tanto procuraram o melhor que existia na cidade, o Amerigo Los Angeles, Bishop Montgomery High School.

           Partiram para New York, convidados que foram para trabalhar em um dos principais estúdios de produção de eventos dos Estados Unidos, o Warner Tour Hollywood, onde fizeram fortuna, mas sem nunca esquecerem Don, sempre que tinham alguma folga iam até ao internato visitá-lo, mas um dia foram surpreendidos com uma triste notícia, o filho de ouro que tanto amavam tinha partido, aos dezesseis anos, aproveitando uma tarde de visitas, ele se foi sem que ninguém percebesse. De nada adiantaram as buscas incessantes que foram realizadas em quase todos os estados. Provavelmente estaria em outro país.  

           Após transcorridos 19 (dezenove) anos do desaparecimento de Don, eles ainda alimentavam a esperança de encontrá-lo. Ao contemplar o jovem mágico, Hilary, sentiu uma angústia sem fim, pois lembrou do filho amado e que na atualidade deveria ter a mesma idade, seus olhos ficaram marejados pelas lágrimas, hoje nada mais era valioso do que a vida do seu filho, tinham tudo que haviam almejado, dinheiro, posição social, mas nem toda a fortuna que possuíam poderia lhe devolver a felicidade perdida. Reconhecia o quanto tinha sido desumana e egoísta, mas talvez já fosse tarde demais para reparar o dano causado. Mas enquanto tivesse forças continuaria tentando localizá-lo. Estava tão combalida que se agarrava a qualquer fio de esperança que se aventava a sua frente, até mesmo, uma previsão umbrática de um mágico que espalhava as suas ilusões no meio de uma feira de artesanato. Depois daquela noite, voltou várias vezes a visitar Lewis e sempre argumentando que ainda não tinha se realizado a tão esperada promessa. Aos poucos foi se apegando aquele rapaz desenvolto, alegre e carismático que a todos cativava e desempenhava brilhantemente o seu papel de manter viva a fantasia de todos que o procuravam. Era uma empatia maravilhosa do jovem artista com o seu público.

         O Natal se aproximava já se podia ver a ornamentação natalina por todas às ruas de Nova York, a decoração das vitrines das lojas era uma atração à parte, museus e parques iluminados se associavam a beleza da paisagem branca da neve, já que o inverno transformava a cidade num cenário de filme. E no imaginário universo dos sonhos tudo poderia acontecer, o encontro entre os mundos abstratos e reais era imprevisível, pois o curso dos acontecimentos norteava as leis naturais da vida.

         Talvez fosse a época mais difícil para o casal, Davis, embora se estivesse vivenciando um clima de festa onde todos se congratulavam e externavam uns aos outros os sentimentos de prosperidade e paz, eles estavam tristes, envoltos pelas teias de um passado que paulatinamente os consumia e minava a prospectiva de encontrar a verdadeira felicidade, reencontrar o seu amado rebento.

          E foi em uma dessas visitas ao carismático, mágico, das luzes coloridas que Anthony resolveu convidá-lo para fazer uma apresentação no famoso estúdio, o Warner Tour Hollywood, pois via nele um grande potencial que bem trabalhado, poderia se transformar num dos maiores expoentes da magia dos Estados Unidos. Além de tudo não sabia o porquê se afeiçoara a ele e tinha uma enorme admiração pelo seu ofício. Era uma linda noite de céu azul onde as estrelas auxiliavam a feiticeira lua na sua magia de conquistar os corações solitários que perambulavam pelas avenidas em desalento na contramão do tempo.

         Lewis, quando recebeu o convite, a princípio não acreditou – Senhor fico imensamente grato, mas acho que não tenho destreza para tanto! Mas, Anthony, logo tratou de convencê-lo – menino, você tem um talento nato, que ainda não foi explorado, aceite é só um teste e se por acaso não gostar, lhe dou a minha palavra que não insistirei. Só então recebeu a concordância do incrédulo, Lewis.

         Após estreita convivências entre ambos, cada vez mais, os laços afetivos foram crescendo e já era comum encontra - lós nos principais evento artístico e aos poucos o jovem tímido das feiras artesanais começava a despontar como um dos maiores ilusionistas americanos. Não demorou muito e Anthony e Hilary, autorizaram a sua contratação.

         E foi na semana pré-Natal que a mão destra do destino, mudaria o curso dos acontecimentos e transformaria para sempre as vidas de: Lewis, Anthony e Hilary. Mesmo não acreditando, mais aquela expressão do primeiro encontro com Lewis na feira de artesanato, não sai da mente da senhora Davis, “ainda antes do Natal você receberá a notícia que tanto espera.”, mas até o momento presente nada tinha acontecido.

         Finalmente o contrato do promissor artista seria celebrado e como era de praxe era reunida toda comunidade artística da empresa para uma solenidade de boas-vindas ao novo membro da academia. O mestre de cerimônia deu início a leitura do rito, todavia, algo inesperado aconteceu, quando da nominação do novo contratado, Brandon Lewis Davis, Anthony e Hilary Davis, empalideceram, não, não era possível, era ele e o tempo todo estava tão perto e eles não o reconheceram. Era um verdadeiro milagre, um milagre do Natal. “Ainda antes do Natal você receberá a notícia que tanto espera.”

         Nossos caminhos são previamente traçados, nós apenas seguimos o roteiro que foi escrito para cumprimos. Os nossos passos por essa estrada não são por acaso, tudo faz parte de um grande mistério que a nós não foi outorgado o poder de descobri-lo, e nem sempre o ponto final alcançado está em consonância com as nossas aspirações.

 

 

 

 NOTA DO AUTOR: Esta é uma obra de pura ficção qualquer semelhança é mera coincidência.

 

Autor – José Valdomiro Silva