domingo, 11 de outubro de 2015

CRIANÇAS (CRÔNICA)

          As crianças nascem em um mundo cujas regras precisam aprender e, como parte desse aprendizado, sempre questionam essas regras. Com o passar dos anos, vamos parando de questioná-las porque nos parece mais simples aceitá-las. Assim, andamos nas calçadas, comemos com talheres, escovamos os dentes e mantemos as roupas abotoadas. Todavia, a criança que habita dentro de nós continua de olhos bem abertos e pronta para questionar qualquer regulamento que lhe pareça absurdo.
          Às vezes obrigamos a criança interior a ficar em silêncio, pois suas perguntas nos embaraçam. Podemos ralhar com ela, escondê-la, puni-la, mais não temos como tirá-la de lá. Quando colocamos essa criança para dormir, estamos perdendo uma das melhores partes do nosso ser. É certo questionarmos, queremos ver por nós mesmos, em especial quando nos é solicitado fazermos algo que perturba nossa consciência. A criança não precisa sempre levar a melhor, mas merece nosso amor. Portanto, ame e nutra a criança que existe dentro de você, dê atenção às suas perguntas, que lhe poderão trazer novas respostas.
          Hoje, volto o relógio do tempo, e, lá estava eu, correndo pelos campos verdes da minha infância e no meu inocente olhar retratado os meus momentos de incerteza, a insegurança dos meus primeiros passos, e no meu ingênuo semblante a translúcida imagem retratada no meu sorriso, nas travessuras que brotavam do meu mundo interior a liberdade do espírito menino voando livre pelos caminhos floridos da materialização, da pureza do ser, da alegria de percorrer o desconhecido, suas nuances, seus segredos futuros que não nos foi dado o poder de conhecê-los previamente. Minhas fantasias de antigamente permanecerão sempre vivas dentro mim.
       Abra a porta do seu coração e liberte a sua criança, percorra os trajetos de outrora, role pelo gramado das suas recordações, permita que as lembranças aflorem naturalmente, deixe a sua imaginação reproduzir toda a emoção que você vivenciou, seja cúmplice da felicidade e viva toda a magia que um dia fez parte dos seus sonhos.          
        Ser criança é a primeira fase da nossa existência, é o estágio que fazemos para prosseguirmos na árdua caminhada da vida.