domingo, 27 de novembro de 2022

PORTO DOS ANJOS (CONTO)

  

       Os acontecimentos sobrenaturais transcendem a essência humana, ultrapassam as leis naturais. A paranormalidade ainda não tem estudos conclusivos que possam esclarecer cientificamente a origem e às causas atribuídas as forças desconhecidas. São fatos que os seres humanos não conseguem explicar sua existência. No âmbito religioso acredita-se em milagres e para outros cristãos as ocorrências suscitadas estão relacionadas com a fé espiritual.

       Era outono, 29 de setembro do ano de 1983, a temperatura estava agradabilíssima, variando entre 11,2º C e 19º C, período de lindas cores que pintavam com os mais diversos tons, os parques e jardins que ficavam deslumbrantes. Com à aproximação do Natal, o clima natalino, tornava a cidade mais bela com a sua iluminação especial e o fascínio das decorações das suas vitrines.

      Porth Nanven (Cot Valley) uma praia situada no extremo oeste da Cornualha, Inglaterra se encontra localizada a meia milha da cidade de St Just. É uma enseada belíssima e pouca visitada, possui uma paisagem marítima fantástica, que encantam os visitantes com as suas maravilhosas falésias. Mas, a sua atração especial são as grandes pedras de granito arredondadas e lisas, moldadas pelo mar a milhares de anos, que lembram ovos de dinossauros gigantes.

      Era nessa época que Anthony Smith, nascido em Manchester, viajava em férias para Porth Nanven, tinha o hábito de ficar muitas horas a beira mar no final da tarde para fotografar o maravilhoso pôr-do-sol, colorido sobre o Atlântico. Foi em uma destas seções de fotos que ele se deparou com algo estranho ao revelar o filme fotográfico. Sobre as pedras, que estava na maré baixa e propiciava uma nitidez maior na qualidade das fotografias obtidas, surgiram figuras excêntricas e brilhantes, que se assemelhavam a seres humanos, mais que não estavam ali quando ele estava fotografando, era imagens surreais. Durante os mais de 10 (anos), que ele veraneava em Porth, nunca tinha acontecido tal fenômeno. Retornou outras vezes ao local e minuciosamente fotografou toda à área, inclusive em diferentes ângulos, mas o fato não se repetiu.

      O ocorrido o deixou impressionado e ele resolveu investigar, realizando um trabalho minucioso que pudesse esclarecer o que realmente tinha sucedido, talvez tivesse sido produto da sua imaginação, argumento este, que não tinha nenhum amparo científico, pois os negativos eram bem claros, no entanto quando revelados simplesmente desapareciam.

      Até Londres teria de percorrer 423,3 Km, em 5h20 m, uma viagem bastante cansativa, mas ele precisava ter uma resposta para aquele inusitado acontecimento, provavelmente se tudo aquilo tinha alguma base de veracidade, não teria sido visto somente por ele, haveria, mas alguém que também tenha testemunhado e possivelmente documentado tal anomalia e cabia a ele descobrir.

    Quando chegou a Londres, capital britânica, foi direto para a British Library, fundada em 1973, considerada a biblioteca nacional do Reino Unido. Tinha um impressionante acervo que incluía: livros, manuscritos, revistas, jornais, gravações de som, vídeos, scripts e mais uma infinidade de publicações.

     Já haviam transcorridos 03 (três) dias de exaustivas averiguações sem logra êxito, já começava a se convencer que nada era real, tudo tinha sido produto do seu subconsciente. Resolveu então levar os negativos para ser analisados por um especialista profissional, pois poderia ter sido defeito da sua máquina fotográfica. Procurou um dos mais renomados laboratórios, o Deluxe Laboratories LIMITED. Os exames minuciosos concluíram, tudo que aparecia nos negativos eram reais, descartando toda e qualquer possibilidade de reflexo da luz ambiente ou até a manipulação do equipamento fotográfico.

     Diante do resultado da perícia que atestava a veracidade do material analisado, só lhe restava uma alternativa, retorna à biblioteca para continuar a investigação, em algum lugar iria encontrar algo concreto que viesse a esclarecer o que realmente teria acontecido, o que seria aquelas figuras, que apareceram naquela tarde noite quando ele fascinado pela magia daquele cenário procurava retratá-lo em toda a sua plenitude.

     Após mais 04 (quatro) dias de exaustiva busca e já disposto a desistir, ele finalmente encontrou o que tanto procurava. Um manuscrito datado de 13/12/1979, esclarecia tudo. O Pesquisador, Robert Lewis, escritor e doutor em geologia, estudava o porquê do deslocamento daquelas rochas, era o dia 29/09/1978, e para tanto mapeava toda a extensão da orla, fotografando e filmando e colhendo amostras de toda à baía, para que fossem analisadas na Universidade Oxford, a mais antiga e bem-conceituada do mundo.

    Nas análises que foram realizadas no material coletado, outra vez, foram detectadas as estranhas aparições, o que motivou o professor, a se aprofundar ainda mais nas suas pesquisas em busca de uma explicação plausível para misteriosa aparição. Depois de recolher vários depoimentos de habitantes antigos da região de Nanven, um local pouco visitado e para onde os antigos moradores de Porth tinham migrado, foi informado que nas redondezas existia um eremitério, que muitos o chamavam de Luz do Sol, lá morava um eremita, de nome Deminic Tyler, que poderia esclarecer o mistério.

     A princípio não foi fácil estabelecer contato com Tyler, depois de várias tentativas ele concordou em recebê-lo. Ao ser perguntado se tinha conhecimento, sobre os fatos relatados, ele esbouçou um leve sorriso e resolveu falar – era o dia 29/09/1971, eu estava apreciando o encanto daquele lugar, quando inesperadamente me deparei com um clarão celestial, que não sei descrever a sua beleza, eram vários seres brilhantes, que vendo me aproximar, três deles se adiantaram e me tranquilizaram – não temas, nós somos os arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael, e todos aqui são anjos, a cada dia 29 de setembro, sempre estaremos  comemorando o nosso dia, escolhemos este lugar porque ele nos inspira a paz divina celeste – você é um ser especial e a nós foi dado o poder de nos transforma e revelar o nosso segredo, no entanto queremos lhe fazer um pedido, que a partir de agora passe a chamar esse lugar de “PORTO DOS ANJOS”. E depois de tal pedido simplesmente desapareceram. Após terminada a entrevista, Robert Lewis, consultou o livro, história dos anjos, e constatou que o dia 29 de setembro é dedicado aos arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael.

     É preciso que creiamos nas mensagens que constantemente chegam a nossa mente, quer sejam através dos sonhos ou dos fatos vivenciados na realidade. Elas têm um propósito que podem nos preparar para viver uma vida com mais solidariedade e amor com os nossos semelhantes.   

 

         

NOTA DO AUTOR: Esta é uma obra de pura ficção qualquer semelhança é mera coincidência.

 

Autor – José Valdomiro Silva